Manejo fisiológico e nutricional da soja é alternativa segura para alta produtividade em campo

Tema será discutido pelo ex-professor e pesquisador da Esalq/USP, Dr. Antonio Luiz Fancelli, durante a Tecnoshow Comigo 2023. Foco é orientar o público sobre a importância de conhecer o processo produtivo

Foto: Divulgação.

Por causa da necessidade de altos rendimentos na agricultura, aliada à pressão de custo de produção e da crescente instabilidade climática, o conhecimento investido na atividade se tornou uma ferramenta importante para alcançar produtividades lucrativas. No caso da soja, o enfoque nutricional e fisiológico no manejo da cultura é uma alternativa segura para o alcance de resultados satisfatórios e sustentáveis. Com o intuito de orientar o produtor rural e demais públicos sobre a relevância desse tema para o fortalecimento da sojicultura, será realizada no dia 28 de março, às 14 horas, no auditório 1 no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO), a palestra Manejo Fisiológico e Nutricional da Soja para Alta Produtividade. O assunto será discutido, na Tecnoshow Comigo 2023, pelo CEO da Fancelli & Associados, ex-professor e pesquisador da Esalq/USP, Dr. Antonio Luiz Fancelli.

De acordo com ele, durante a apresentação serão expostos, demonstrados e discutidos a importância do conhecimento do processo produtivo e da capacidade de elaborar diagnósticos em tempo real (ajustes de percurso), assim como do manejo dos fatores básicos de produção e de suas interações, de forma a se evitar ou minimizar condições de estresse, contribuindo, desta maneira, para a melhoria do desempenho e da produtividade vegetal. "Este conceito de manejo possibilita o aproveitamento efetivo dos fatores de produção e considera suas respectivas interações, bem como propicia a manifestação do potencial produtivo da espécie considerada".

Fancelli explica que para a implementação do manejo fisiológico e nutricional, além do conhecimento prévio e detalhado do ambiente de produção e da espécie considerada, o agricultor deverá contar com a participação e ajuda de um profissional gabaritado e com grande experiência, dotado de visão holística e afeito a estudos de processos. "Assim, diante do exposto, conclui-se que esse tipo de atuação vai muito além da simples assistência técnica e da mera recomendação de insumos, ou seja, da famigerada 'receita de bolo', conforme comumente praticados", informa.

Em relação aos avanços nessa área nos últimos anos, ele destaca a  participação de alguns nutrientes, como o Magnésio e o Selênio, na redução do estresse foto-oxidativo; o papel de biorreguladores na mudança do porte e da arquitetura da planta; estratégias para a produção de enzimas destruidoras de radicais livres; uso de nitrogênio foliar no enchimento de grãos; a participação dos microrganismos do solo no aumento da disponibilidade de nutrientes e na defesa de plantas; o uso de filtros solares na redução da temperatura da  folha; entre outros.

Fancelli acrescenta, ainda, que alguns pontos merecem atenção do produtor, consultor, interventor ou recomendante. Ele lista o conhecimento da fenologia e da fisiologia da produção da espécie a ser manejada; a capacidade de elaborar diagnóstico em tempo real do estado atual da lavoura; habilidade na interpretação das interações relativas aos fatores de produção, bem como evitar e/ou mitigar condições de estresse; conhecimento das necessidades nutricionais da planta e de seus efeitos na redução de estresses bióticos e abióticos, bem como no ganho de desempenho e de produtividade; e experiência comprovada e fundamentada em resultados.

Sobre a Tecnoshow Comigo
Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.

FICHA TÉCNICA
TECNOSHOW COMIGO 2023 – 20 anos
Data: 27 a 31 de março de 2023 (segunda a sexta-feira)
Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Horário: 8 às 18 horas
Entrada gratuita
Site: www.tecnoshowcomigo.com.br
Instagram: @tecnoshowcomigo
Facebook: @tecnoshowcomigo

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem