Projeto de Lei propõe a musicoterapia como tratamento terapêutico em Valparaíso de Goiás

Na última sexta-feira (5), a vereadora Cláudia Aguiar (PSDB) apresentou um projeto de lei que visa incentivar o uso da musicoterapia como tratamento terapêutico complementar para pessoas com deficiências ou síndromes em Valparaíso de Goiás. O projeto propõe diretrizes para a implementação do tratamento, que será realizado por uma equipe multidisciplinar e em locais públicos de saúde e assistência social, clínicas de reabilitação e instituições privadas conveniadas ou não ao Sistema Único de Saúde



A musicoterapia é uma forma de utilização da música para melhorar a saúde física, mental, social, cognitiva, emocional e espiritual das pessoas. Além disso, o tratamento é capaz de ampliar o potencial de interação das pessoas que precisam melhorar a função cerebral, de acordo com especialistas. Segundo a matéria, a terapia com música tem evidências clínicas de eficácia no tratamento de várias patologias que afetam o funcionamento do cérebro.

Para desempenhar o recurso terapêutico, serão necessários músicos terapeutas registrados em associação de classe e com graduação ou pós-graduação em musicoterapia, certificados por instituição de ensino credenciada pelo órgão competente. O tratamento será controlado e passará por avaliações qualitativas periódicas para aferir o desenvolvimento do paciente.

Com o projeto de lei, Valparaíso de Goiás pode se tornar referência no uso da musicoterapia como tratamento terapêutico complementar para pessoas com deficiências ou síndromes, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas e ampliando o potencial de interação com o mundo ao seu redor.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem